Você deseja empreender no setor de franquias? Já sabe em qual segmento investir? Já escolheu a franquia? Sabe quais são os custos para adquirir uma franquia?

São muitas questões que permeiam essa decisão, mas a Anjos Franchising está aqui para te ajudar neste processo.

Investir em uma franquia é uma forma segura de obter o próprio negócio, contando com o apoio da franqueadora e com a estrutura de uma marca consolidada e reconhecida no mercado.

O setor de franchising também oferece muitas possibilidades, por isso sua decisão requer uma análise minuciosa, que envolve entender seu perfil de investidor, conhecer indicadores do mercado, estudar os modelos e opções disponíveis.

Um dos pontos cruciais dessa avaliação são os custos que você terá nessa operação. É fundamental conhecer todos eles, desde a aquisição até o pleno funcionamento da loja.

Por isso, hoje vamos te mostrar quais são esses custos, de forma detalhada:

  • Capital de Giro

É uma reserva financeira necessária para todo e qualquer tipo de negócio que irá entrar em operação, pois é com esse montante que o estabelecimento irá manter o dia a dia nos primeiros meses.

O capital de giro servirá para arcar com os custos operacionais iniciais, como despesas fixas e variáveis, estoque, folha de pagamentos, encargos, entre outros. O padrão do mercado é que o franqueado tenha um capital de giro de no mínimo 12 meses.

  • Taxa de franquia

Este é o custo pago uma única vez, no início do contrato entre franqueador e franqueado, para começar a operação da franquia. Ao pagar essa taxa, o franqueado tem direito a todo suporte que a franqueadora oferece.

Aqui na Anjos Franchising, esse suporte engloba: apoio na implantação – desde a escolha do ponto até a montagem; suporte permanente; treinamento de produtos e vendas no varejo; acesso à nossa plataforma online (Extranet) e acesso aos manuais de operação administrativa, financeira, de manutenção e marketing estratégico.

  • Taxa de Royalties

No geral, essa taxa é cobrada mensalmente pelo franqueador, referente ao suporte e uso da marca ao longo da operação da franquia. Existem diversas formas de cobranças, algumas franqueadoras trabalham com uma taxa fixa e outras, um percentual no faturamento bruto.

Mas caso você escolha fazer parte do time da Anjos Franchising, você conta com mais uma vantagem: não cobramos Taxa de Royalties! 

  • Taxa de propaganda (ou Taxa de marketing)

Esse custo refere-se às ações de marketing institucional e divulgação da rede franqueadora. Normalmente é cobrado mensalmente um percentual sobre o faturamento bruto da unidade. 

Os custos citados acima, são os mais comuns na aquisição de uma franquia. Porém, dependendo da rede franqueadora, do tipo de negócio ou produtos/serviço, podem existir alguns outros custos, como:

  • Taxa de serviços

Valor cobrado, eventualmente, quando o franqueado necessitar. Podem ser relativos à manutenção, instalação de equipamentos, entre outras demandas.

  • Taxa de sistema

Algumas redes franqueadoras detém sistemas tecnológicos como aplicativos, plataformas e softwares de comunicação ou de operação específicos, e cobram uma taxa para uso e manutenção dos mesmos.

Conhecendo esses custos, fica mais fácil de você decidir em qual franquia investir. E além disso, é importante que haja uma identificação entre você e a rede franqueadora, considerando como a empresa atua, qual sua missão, seus produtos e serviços. Essa afinidade contribuirá para uma relação amigável e duradoura ao longo da operação do negócio.

Aqui na Anjos Franchising, você trabalhará com uma marca forte e sólida. Somos a Franquia de Colchões e Sofás que mais cresce no Brasil. Contamos com produtos exclusivos, com alta qualidade e nos preocupamos muito com o seu negócio, cuidando com muita dedicação do suporte prestado.

Para nós, é fundamental melhorar a vida das pessoas, contribuindo com seu sucesso. E se tudo isso faz sentido para você, chegou a hora de realizar seu sonho profissional. Faça parte do nosso time!