A franquia é um modelo comprovado e uma das principais diferenças entre ingressar nesse sistema e inventar seu próprio negócio é o grau de independência e controle desfrutado pelo proprietário. Existem prós e contras para ambos, e a maioria das pessoas parece ter uma opinião sobre qual sistema é melhor. Ambas as abordagens têm mérito – o que é melhor depende principalmente das preferências do indivíduo e do que ele deseja colocar e tirar do negócio.

Noções básicas de propriedade versus franquia

Proprietários independentes criam todos os aspectos de seus negócios. Por tentativa e erro, o proprietário independente da empresa cria um sistema operacional que permite à empresa atrair e reter clientes com sucesso. Isso inclui tudo, desde a criação do negócio até sua comercialização, bem como a identificação ou criação de sistemas para inventário, site, mídia social e todos os outros aspectos do negócio.

O valor de possuir uma franquia é o sistema operacional.

Os proprietários de franquias, por outro lado, não precisam inventar o sistema operacional. Em um sistema de franquia comprovado, todos os aspectos do sistema operacional já foram testados e comprovados pelo franqueador. Um sistema operacional de negócios foi estabelecido pelo franqueador para acelerar a capacidade dos franqueados de criar negócios bem-sucedidos. De fato, o sistema faz parte do que o proprietário está comprando ao ingressar na franquia, e o franqueador tem o direito de solicitar que eles sigam seu sistema.

Muitas pessoas que compram uma franquia dizem que estão comprando a marca ou o sistema, mas acreditam que são donas do produto. Esse não é o caso. Elas não são proprietários do produto ou das marcas comerciais ou logotipo da empresa. Uma franquia é uma licença e o franqueado compra o direito de usar o sistema operacional de negócios do franqueador dentro do território exclusivo, conforme definido no contrato.

A franquia é um modelo comprovado, entenda os benefícios do sistema

Algumas pessoas querem se envolver com uma franquia excelente e comprovada, mas não querem saber o que precisam fazer. Os novos franqueados precisam perceber que o valor que obtêm da propriedade de uma franquia é o sistema operacional – e devem seguir o sistema.

A implantação desse sistema é extremamente benéfica nos primeiros anos de propriedade de uma franquia, porque, para administrar um negócio bem-sucedido, o proprietário não precisa determinar quais produtos eles venderão, quais equipamentos usarão ou que tipo de mídia mensagens e marca da empresa, eles precisam alcançar seu público-alvo. Tudo isso é implementado pelo franqueador e é muito útil para os proprietários da franquia.

Uma parte importante do franchising é ter um sistema para ajudar a orientar seus proprietários, mas os franqueados têm algum controle sobre como administrar seus negócios, e geralmente podem ajustar o sistema para melhorar suas operações. A franquia é um modelo comprovado, e o franqueador fornece orientação, mas as operações diárias são de responsabilidade do franqueado.

Sob a decisão do empregador conjunto, os franqueados individuais podem contratar e demitir seus funcionários, determinar seus horários de trabalho e pagar. Isso dá aos franqueados maior controle sobre quem trabalha no estabelecimento e tem um impacto direto no sucesso dos negócios.

Muitas vezes, os preços variam em diferentes partes do país porque os mercados são diferentes e a decisão sobre o que cobrar do cliente é determinada pelo proprietário da franquia. Um exemplo disso é o menu de café da manhã do McDonald’s. Há vários anos, o McDonald’s respondeu à demanda dos clientes por itens como Egg McMuffins e biscoitos de salsicha disponíveis além do horário do café da manhã, apresentando um menu para o dia todo. A empresa descobriu que a popularidade de certos itens variava de acordo com o local, por isso pode não fazer sentido ter todos os itens de café da manhã em todos os menus do país. Em 2019, a rede anunciou que permitiria que seus franqueados determinassem quais alimentos de café da manhã serviriam o dia todo.

Os sistemas de franquia respondem e evoluem

À medida que os franqueados se tornam confortáveis ​​em fazer parte do sistema, eles podem se inclinar mais a sugerir ou tentar algo novo. Se uma nova ideia de um franqueado for bem-sucedida, o franqueador poderá reconhecê-la e até incorporá-la ao restante do sistema.

A promoção “Five Dollar Footlong” da Subway, que incluiu um preço com desconto para o sanduíche de 30 cm apresentava um jingle publicitário cativante, começou durante a recessão em março de 2009 e foi um sucesso imediato, pois muitos clientes estavam passando por um período financeiro difícil. As vendas aumentaram 25% durante as duas primeiras semanas da promoção e geraram US $ 3,8 bilhões em vendas em todo o país até agosto daquele ano.

Apesar de ter uma equipe cheia de talentosos profissionais de publicidade e marketing, a franquia é um modelo comprovado, pois a ideia da campanha não veio do escritório corporativo da Subway. Ele se originou com um franqueado em Miami cinco anos antes, como forma de seu restaurante aumentar as vendas caídas no fim de semana. Tornou-se um sucesso instantâneo e chamou a atenção do franqueador, que posteriormente implementou o especial em todos os locais.

Um franqueador de qualidade está sempre procurando maneiras de melhorar o sistema, e ter a contribuição, feedback e sugestões das experiências dos franqueados é uma maneira importante de fazer isso. É um processo constante para o franqueador reunir todas as experiências dos franqueados, incorporá-las aos documentos operacionais e compartilhá-las com os outros franqueados para o benefício de todo o sistema.

A franquia é um modelo comprovado