NEGÓCIO PRÓPRIO OU FRANQUIA? CONHEÇA A HISTÓRIA DE RODRIGO, CATALÃO-GO

Ao considerar empreender muitas vezes caímos no dilema de começar um negócio novo, do zero, ou investir em um modelo pré-formatado, como uma franquia.
Dentre os contextos de cada negócio, o questionamento quanto a se lançar ao mercado, no momento e modelo de negócio certo é o que faz futuros empreendedores passarem noites em claro.
Por isso, ao escolher o modelo de franquia como negócio, já se tem como premissa uma estrutura previamente estudada e testada, como modelo de negociação validada. Isto é o que muitas vezes se define como fator-chave, para quem prefere a garantia de suporte para sua operação.
E foi assim que o goiano RODRIGO – 42, natural de Anápolis, vindo do ramo de revenda de laticínios para supermercados, se deparou com o mercado de franquias. Ao considerar empreender, analisou vários modelos de franquias até se deparar com uma loja Anjos.
“Visitei a loja da rede e saí de lá encantado. Desde a estrutura do espaço até os produtos me impressionaram. Senti meu coração dizer: Isso é o negócio que você procura.”
De um modo descontraído conta o goiano “Eu apaixonei na loja.”
Rodrigo conversou com sua esposa Andréia e o casal ponderou os prós e contras da mudança que empreender traria para suas vidas. Resolveram então entrar em contato com a franqueadora. “Já no meu primeiro contato com a Anjos, eu senti muita transparência, desde a apresentação do negócio, suporte e operação. Isso trouxe a confiança que eu precisava para prosseguir com o negócio.”
A primeira grande mudança começou com a localidade, o que lhes traria naturalmente a mudança de cidade. “Dentre as 3 opções que me foram dadas quanto a cidade, com a devida análise de estudo, CATALÃO tocou fundo meu coração desde o primeiro momento, eu sabia que tinha que ser lá.” Compartilha Rodrigo. Mas o desafio estava apenas começando a iniciar pelo ponto comercial.
“Fomos eu e minha esposa até Catalão, para sondar lugares na cidade… Sabíamos que encontrar um bom local era essencial para o negócio. E em uma parada para o almoço, encontramos um ponto perfeito! Com a placa de ‘Aluga-se’ recém posta. Era tanta alegria, que parecia até um sinal divino.”
INÍCIO DO PROJETO
“Desde o primeiro momento, NO PROJETO, eu tive acompanhamento, 100% da franqueadora: desde a arquiteta, fornecedores, que foram escolhidos a dedo… Tudo caminhando conforme o prometido. Aproximadamente por volta de 60 dias, totalmente voltados para o projeto… Posterior trabalhamos a divulgação via rede social, rádio, influenciador… E até o boca a boca foi acontecendo, para a abertura de loja.”
INAUGURAÇÃO DA LOJA
A inauguração da Loja aconteceu no dia 11 de agosto de 2022.
“Catalão precisava de uma loja como esta! Até o concorrente afirmava isso” comenta o empresário. “A abertura da loja foi muito boa e teve muita repercussão local”. Rodrigo comenta. “Um mês após a estreia, fizemos um evento apenas para parceiros locais, como decoradores e arquitetos, os quais posteriormente retornaram com seus clientes.”
SOBRE O TIME (VENDEDORES)
“O pensamento era formar meu próprio time de vendedores. Fui em busca de vendedores que viessem de outros meios para que não tivessem vício do varejo” Conta ele: “Certo dia estava comprando um presente em uma perfumaria e fui tão bem atendido, acabei lançando a proposta ao vendedor, que ouvindo sobre o projeto, se prontificou a aplicar-se para a vaga.
“O processo do treinamento dado na franqueadora, realmente abre a mente do franqueado e dos vendedores. Capacita-os para o mercado, com toda a experiência disposta pela franqueadora faz toda a diferença.” Rodrigo finaliza dizendo: “Minha vendedora migrou para o varejo com receio de não conseguir performar no novo nicho, mas voltou do treinamento com outra perspectiva. Afirmando que ia vender muito!”
RELATO PÓS-VENDAS
“Dentro do conceito da Anjos, a gente precisa entender que uma venda muitas vezes pode ser a venda da semana, pois precisamos focar no valor da marca.” Afirma Rodrigo. “Chegamos a fechar com uma única cliente a venda de 42 Mil reais. Ela mobiliou quarto e sala em 2 casas… Quem compra tende a retornar para recompra, sempre elogiando – Em Catalão não tem outra loja tão bonita e com um produto tão bom… Colchões, sofás, todo o mix de produtos!”
Rodrigo lembra, da compra que uma influencer realizou em sua loja e que através dessa ação, acabou lhe rendendo mais 5 indicações de compras diretas.
MEGA FEIRÃO
“Janeiro não é um mês focado em compra de colchões, então vi ali a oportunidade para encaixar um MEGA FEIRÃO, o que trouxe muita curiosidade local e consequentemente boas vendas… Fizemos uma passeata com o caminhão da Anjos pela cidade, antes da abertura oficial do FEIRÃO, nos bairros as pessoas saiam das casas para ver, o caminhão passar.” Aponta o franqueado Rodrigo.
E contratempos surgiram, foi aí que o empreendedor, mostrou jogo de cintura para lidar com as situações que foram surgindo:
“Arrumei a casa. Contratei uma cantora, influenciadora…, mas no dia bateu um temporal! Vi na cara de meus vendedores o desânimo! E falei pro meu time: ‘É chuva de benção, daqui a 30 minutos a loja vai bombar!’ Foi dito e feito. Mantive o pique para não deixar a equipe perder o ritmo…, acreditei no negócio antes e durante, contagiei assim meus vendedores e consequentemente os clientes que aqui entravam.”
Foram 10 dias muito intensos, mas que valeram a pena…, fechamos o mega feirão com 240 mil em vendas. O MEGA FEIRÃO é um evento divisor de água. Chama muita atenção, até o concorrente veio visitar a loja. E desde então todo dia temos vendas na loja.”
RETORNO SOB INVESTIMENTO
“A estimativa da franqueadora era um retorno estimado em um tempo maior, mas no ritmo em que estamos, acredito que o retorno sob negócio vai acontecer bem antes dos 18 meses planejado.” Conta Rodrigo.
PRÓXIMA META?
A meta para os próximos 6 meses é abrir uma nova unidade da franquia no Goiás.

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